Vivemos numa sociedade de excessos. Esta imagem é tirada hoje no Reservatório de Itupararanga (APA Itupararanga). Nesta foto estou dentro de um braço do reservatório, no bairro da ressaca, em Ibiuna/SP. Claramente sem água.

Nós só lembramos deste importante recurso natural quando estamos na escassez, e dessa vez a coisa tá braba!

Perdemos muitos recursos naturais durante o ano todo, pouco nos importamos com isso.

👉 Nossos sistemas de distribuição de água potável perdem aproximadamente 50% da água captada, tratada e distribuída (claro que você paga por isso). Isso mesmo, a cada litro que você paga, 0,5L foram jogados fora, perdidos.

👉 A indústria tem grande dificuldade na busca por processos mais eficientes, pois em nosso país a tecnologia e ciência estão muito distantes da realidade delas. A academia é lá e a empresa é aqui.

👉 Pagamos muitos impostos e pouco recebemos em troca.

👉 A agricultura capta muita água e utiliza das piores formas possíveis: usa mais do que precisa (pois os controles são difíceis), em horários errados e muitas vezes os sistemas são superdimensionados. Mais uma vez, a ciência e a assistência técnica estão longe do produtor. 👮‍♂️Ah, tem a questão da segurança também. O povo rouba bomba e sistemas de captação do agricultor para vender.

👉 Finalmente, em casa, não fazemos nossa parte também… não captamos água da chuva, usamos equipamentos que gastam mais água do que precisa. Votamos muitas vezes em políticos que falam muito, mas pouco fazem.

Estudei esse reservatório entre 2004 a 2009, a qualidade da água já era comprometida naquela época (no nosso grupo de pesquisa, na Unesp Sorocaba temos vários artigos publicados sobre isso).

E você? tá cagando e andando? Vai continuar votando nos mesmos? Confiando nos mesmos que estão no sistema há 20, 30, 40 anos?

Precisamos mudar, se não em 10 anos vamos morrer de sede e fome, pois grande parte dos alimentos que chegam à nossa mesa vem de lá!

#agua#meioambiente#empresas#ciencia#tecnologia#sustentabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *