Reaproveitamento de água: Você usa a água de forma mais inteligente?

Reaproveitamento de água
Reaproveitamento de água em casa e na empresa

Reaproveitamento de água: Medidas sustentáveis são sempre bem-vindas para abater os custos, ainda mais em tempos de reajuste de preços e troca de hidrômetros! Para isso, aqui vão algumas dicas básicas de como usar melhor este maravilhoso produto da natureza: a ÁGUA!

Coisas que você pode fazer, sem quebra-quebra na sua casa!

No dia a dia, a água da máquina de lavar roupas pode ser reutilizada para lavar o quintal, a garagem ou a calçada. Colocar alguns baldes nas descidas das calhas de casa também ajudam a captar um pouco da água da chuva, que pode ser usada com os mesmos fins.

Outras medidas inteligentes: desligar o chuveiro enquanto se ensaboa, ou a torneira durante a escovação, lavar as mãos sem abrir demais a torneira e fazer xixi durante o banho são ações que contribuem para a uma utilização consciente da água.

Colocar restritores de vazão nas torneiras (nos lavatórios, pias e tanques) também podem auxiliar a reduzir (e muito!) o consumo de água em sua residência. Há aqueles também que instalam-nos nos chuveiros.

Um grande vilão para nossa água são as descargas, especialmente quando usamos aquelas válvulas de grande volume de água, atualmente ano mercado existem válvulas mais modernas e econômicas. Mas se você quiser ter certeza da economia, utilize caixas acopladas nos vasos sanitários. Independente de ser caixa ou válvula, opte sempre por válvulas de duplo acionamento (aquelas que para o xixi usa menos água na descarga!).

Reaproveitamento de água de chuva: é uma medida estrutural, mas que permanece longos anos sem que você perceba e ainda economize!

Interessante saber que na engenharia existem duas formas de cálculo para captar a água das chuvas: o ecológico e o econômico. A grande diferença entre os dois é o volume captado: o primeiro leva em consideração todos os usos da água em casa, sem levar em consideração o fator econômico.

Sabemos que são dois os grandes custos de um sistema de reaproveitamento de água: o volume reservado (ou seja, quanto maior o volume reservado, maior o custo com implantação da reservação) e a infraestrutura necessária para conduzir esta água pela construção.

Assim, uma solução definitiva para parar de usar água potável para dar descarga (um verdadeiro desperdício de dinheiro, água, energia, produtos químicos) é a captação de águas de chuva. Esta medida deve ser feita com planejamento adequado, para que o cálculo de dimensionamento da cisternas (ou caixas d’água) seja real.

O uso desta água é regulamentado pela NBR 15527 e o uso da água da água de chuva está entre as melhores opções para utilizar em atividades como em descargas, na limpeza da casa em geral, limpeza de carros, irrigação de plantas.

Além disso, esta medida trás ótimos resultados na economia da água e na redução de custos, sem deixar a praticidade de lado.

Outras formas de aproveitamento de água é a implantação local de tratamento de esgoto para posterior aproveitamento, por um lado são importantíssimos para evitar a contaminação da água por poluentes (naqueles municípios desprovidos de tratamento de esgotos) e, além disso podem ser utilizados para irrigação e outros usos. Consulte sempre a legislação local para a implantação de sistemas como este!

Medidas para empresas

Quando o assunto é sobre como uma empresa pode aplicar projetos de sustentabilidade a fim de atingir a redução de custos, quais são as medidas que uma empresa pode tomar?

Em um pensamento quanto ao desperdício, tem-se a possibilidade de modificar as descargas de água por meio da utilização de válvulas de duplo acionamento. Estas válvulas determinam uma quantidade de 3 ou 6 litros, enquanto a válvula convencional despeja entre 10 e 12 litros de água. Obviamente utilizar água a mais não é necessário, existem diversas normas na industria de vasos sanitários que regulamentam a quantidade de água utilizada para cada descarga.

Há também possibilidades de reutilização da água, assim como em casa, ao utilizar água da chuva para atividades que não necessitam de água potável. Este reuso da água se torna um diferencial não apenas para a folha de pagamentos, mas também para uma imagem positiva sobre o meio-ambiente que é percebida pelos clientes.

O Conselho Nacional de Recursos Hídricos por meio da Resolução 54 determina alguns critérios para a reutilização da água por parte das empresas e também é uma fonte de consulta para a instalação dos sistemas de reutilização.

Aqui estão alguns exemplos de sistemas de reutilização da água:

  • Reaproveitamento de água da chuva para utilizar em atividades de lavagem de pátios, irrigação de plantas ou limpeza de maquinário;
  • Tratamento in situ usada em processos industriais para utilizar no próprio ciclo de produção. Além da possibilidade de encaminhar esta água para ser usada nas descargas de banheiros da empresa.
  • Em vestiários, reutilizar as águas do banho para limpeza do próprio banheiro.

Portanto, escolher estratégias que possibilite a reutilização da água não é só uma maneira de pensar apenas na redução de custos, mas também no meio ambiente e ter a sua marca como referencial de sustentabilidade.

Veja nas fotos a seguir um projeto de implantação de água de chuva residencial, feita pela Faz Verde!

 

Caixa d’água para captar a água de chuva!!

 

Sistema de decantação e direcionamento de água de chuva para a caixa.

 

Sistema de decantação e extravasão de volume de cheia torrencial (o cano central direciona a água para a sarjeta, nos casos de um possível entupimento do sistema).

 

Tubulação para adução e distribuição de água para a residência.

 

Sistema de recalque da água captada para uma caixa d’água situada no nível superior da residência.

 

 

1 thought on “Reaproveitamento de água: Você usa a água de forma mais inteligente?

  1. Good website! I truly love how it is simple on my eyes and the data are well written. I’m wondering how I might be notified whenever a new post has been made. I have subscribed to your RSS feed which must do the trick! Have a great day!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *