Da mesma forma que muitos agricultures usam esterco cru na lavoura, arboristas e empresas de conservação costumam usar poda triturada direto nas coroas e canteiros – isso pode ser um erro.
Afinal de contas, o que é um “mulch”?
É a utilização do termo “mulch” – que é traduzido como “cobertura”.
Sendo bastante conciso no termo, a cobertura do solo auxilia:
- Na retenção de água no solo
- Fornecimento de microorganismos para o solo
- Evita a insolação direta no solo
- Mantém um aporte gradual e lento da matéria orgânica
- Reduz a força das águas – evita a erosão
Compostagem: um conceito importante – a relação C/N
A relação Carbono-Nitrogênio da compostagem é o fator mais importante que deve acontecer em uma pilha de compostagem.
Lembremos que a compostagem é um processo natural, mas induzido pelo homem. Misturamos resíduos ricos em Nitrogênio com resíduos ricos em Carbono – essa é a forma de balancear o processo de forma induzida.
Na natureza, a distribuição dos estercos animais e frutos (materiais normalmente mais ricos em nitrogênio) sobre a camada do solo das florestas é campos é heterogênea.
Temos uma quantidade enorme de material em processo de decomposição das palhas vegetais – nos campos- e da serapilheira – nas florestas. Isso faz com que a decomposição dessa matéria orgânica ocorra de forma a não desequilibrar o meio.
Se não desequilibra o meio, não desequilibra o sistema radicular – logo – não interfere na absorção de água e nutrientes pelas raízes das plantas.
Aqui caberia uma tese de doutorado (talvez mais de uma) – mas vou parar por aqui.
Solo urbano – uma nota especial sobre a degradação
Cabe aqui uma nota importante: solos urbanos – em via de regra – são degradados. Sempre plantamos sobre aterros ou sobre cortes de terreno, assim, assim, devemos assumir que estamos sempre trabalhando sobre condições não ideais para as plantas.
E também cabe a ressalva: normalmente os empreendedores pouco investem na qualidade do solo, sempre compram muitas plantas, mas pouco investem no solo que as receberá e manterá.
Adicionar poda triturada “crua”
Quando adicionamos a poda crua sobre o solo degradado vamos fazer uma coisa muito importante: adicionar matéria orgânica.
Adicionar matéria orgânica é SEMPRE bom!!
Porém, quando adicionamos a poda triturada, estamos colocando uma enorme quantidade de carbono sobre um solo pobre.
A natureza sempre busca o equilíbrio, ela vai tentar decompor esta madeira rapidamente. Dessa forma vai DISPONIBILIZAR o nitrogênio que está no solo.
O resultado é: sua planta pode ser prejudicada.
O que fazer então? Como adicionar matéria orgânica rica em carbono no solo?
A utilização de “mulches” compostados é uma forma de trazer ao solo o carbono, mas junto com ele, trazer microorganismos benéficos.
Estes mulches também já estarão com sua estrutura “aberta”, por ter passado por um processo de compostagem.
Por: Felipe Pedrazzi